Mes@ de Mulher

Mes@ de Mulher

terça-feira, 29 de março de 2011

Feminino e Masculino: Uma nova consciência para o encontro das diferenças. De Rose Marie Muraro

Feminino e Masculino: Uma nova consciência para o encontro das diferenças.

A Revolução Tecnológica e os impactos causados pelos Fenômenos Climáticos e Desastres Ambientais no mundo estão mexendo com a forma de vida das populações...Estamos vivendo literalmente aquilo que Fritjof Capra, trabalha em seu livro O Ponto de Mutação.
Na verdade, estamos entrando "em seu ápice...no seu ponto máximo"...naquilo que, acredito, seja o início para grandes mudanças no viver do mundo, nas formas que se expressam as relações sejam sociais, econômicas, políticas etc...
E agora? Como entender tudo isso? Como perceber e analisar esses grandes vetores de mudanças?
Bom...Eu só posso partir e não poderia ser diferente, das minhas próprias experiências pessoais... Daquilo que chegou para mim, até mesmo porque estava em mim... "E eu também procurava..."
Neste maravilhoso livro Feminino e Masculino, de Rose Marie Muraro e Leonardo Boff encontramos as bases de entendimento e tomada de consciência para esse novo caminho que a Humanidade está vivenciando, estando os seus indivíduos conscientes dela ou não...
Em sua Nota sobre o livro, o editor assinala que os autores "veêm a sexualidade e o gênero como os pontos básicos das mudanças necessárias para um melhor convívio pessoal entre homens e mulheres e para o estabelecimento de uma nova ordem social mais justa, menos violenta e, acima de tudo, solidária" (os grifos são meus).
Analisando a própria capa do livro...A escolha perfeita da tela do pintor Gustav Klint...entramos em contato "visual" e porque não dizer "contato sensível" com essa nova forma de se ver, vivenciar as relações...A capa mostra um homem e uma mulher em ato de carinho terno, abraçados, em meio a um jardim...à natureza os envolve. Não poderia se achar simbologia mais perfeita...
Creio que o ponto central para iniciarmos nossas reflexões e ações seja esse: Homem, Mulher e Natureza. Ou, melhor, me permitam fazê-lo...Vamos tentar...Desejo muito continuar escrevendo aqui...mas preciso ler mais para escrever...Ainda não estou pronta para continuar e aceito sugestões...Beijos.

Itaboraí, 30 de março de 2011...Outono.
Zuzu Ferreira.

Uma Palestra da Rose em 3 vídeos, na sequência no Yo Tube...



2 comentários:

  1. Zuzu,mesmo não lendo livro me parece que a imagem na capa do vai de encontro ao pensamento da integração do homem consigo mesmo, experimentando a sua natureza humana, sem a mascara da dissociação que envolve o preconceito machista ou sexista, fazendo com que a natureza tenha sua verdadeira manifestação, cultivando o lado da originalidade humano.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo seu comentário André. Concordo com você. Espero que você leia o livro. É excelente e básico para aprender conceitos e referências acerca do tema. valeu.Bjs.

    ResponderExcluir