Mes@ de Mulher

Mes@ de Mulher

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Se deliciando com a Festa de Babette.

A Festa de Babette

"A Festa de Babette" é baseado em conto de Isak Dinesen.

Premiado como melhor filme estrangeiro, o filme de 1987 e melhor filme de língua não inglesa no Reino Unido (BAFTA), se tornou referência para qualquer profissional de cozinha, pessoa que adora cozinhar e comer bem.

Original e simples, a festa de Babete prende a atenção por ser muito bonita e delicada, como a forma com que a Francesa Babete faz suas receitas na fita.

Em 1871, em uma noite de grande tempestade, A Francesa Babette chega a um vilarejo na Dinamarca, fugindo a repressão à Comuna de Paris. Ali se emprega como faxineira e cozinheira na casa de duas solteironas, filhas de um rigoroso pastor. Ali ela vive por quatorze anos, até que um dia fica sabendo que havia ganho uma fortuna na loteria, ao invés de voltar à França, ela prepara um jantar requintadíssimo em comemoração aos centésimo aniversário do pastor. Os convidados, a princípio assustados, em função da religião que seguem, temem aceitar o jantar francês, mas, para surpresa, acabam comparecendo e se deliciam com a festa de “bacanesca” de Babette.

O filme nos remete ao fato da Gastronomia ser uma grande arte. O que mais nos chama a atenção no filme é a forma como Babette se “dedica” ao ato de cozinhar...O tempo todo muito centrada naquilo que está fazendo...E o prazer que sente ao preparar os alimentos, além de sua extrema bondade e delicadeza com todos, inclusive com outro empregado da casa.

“O filme faz um paralelo irônico entre aquelas vidas vazias e austeras que usaram a religião como desculpa para fugir de todos os prazeres, inclusive os da mesa- e o prazer e extravagância quase "bacanalesco" da orgia alimentícia.”

outros filmes seguiram o enredo de Babette, como: Chocolate, Tomates Verdes Fritos, Como Água para Chocolate.

O pratos servidos no filme, são copiados por muitos restaurantes: potage à la tortue; blini Demidoff au Caviar, caille em sarcophage com molho perigourdine; salada; queijos, baba ao rum com figos, vinho (Clos de Vougeot).

Então, abaixo, se delicie com uma pequena provinha deste delicioso filme...E, quem sabe, mais tarde, se encante vendo todo o filme....

Fontes: Rubens Eward Filho em: http://cinema.uol.com.br/resenha/a-festa-de-babette-1987.jhtm

Wikipédia em: http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Festa_de_Babette

Nenhum comentário:

Postar um comentário