Mes@ de Mulher

Mes@ de Mulher

segunda-feira, 11 de abril de 2011

COMISSÃO DO SENADO APROVA COTA DE 50% PARA MULHERES EM LISTA


A Comissão de Reforma Política do Senado aprovou nesta quinta-feira a criação de cota para Mulheres nas listas dos candidatos dos partidos, para que 50% das vagas em lista,sejam preenchidas por mulheres.
A Unicef assinala que o sistema de cotas mostrou-se eficaz para aumentar a participação de mulheres na política dos países em todo o mundo.
A exclusão das mulheres das instâncias formais da política é um freio ao desenvolvimento sócio-econômico dos países. Os dados internacionais mostram que existe uma correlação entre a baixa participação feminina no Poder Legislativo e o grau de pobreza.
"Dentre os países da América Latina que adotaram políticas de cotas para mulheres o Brasil apresentou o pior resultado: 8,9%. Na década de 90 as mulheres representavam 10,8% dos parlamentos na América Latina. Uma década depois, após a adoção de políticas de cotas em vários países, o índice saltou para 18,5%. Argentina e Costa Rica apresentaram os melhores resultados: passaram de 6% e 14% para 38,3% e 36,8% respectivamente. Diferentemente daqueles países, a lei de cotas brasileira, em vigor, não estabelece sanção para os partidos políticos que não cumpram a legislação.
Segundo a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, a maioria da população brasileira (75%) é favorável à política de cotas para mulheres.
Os benefícios derivados de um número maior de mulheres na política são reconhecidos por 7 em cada 10 brasileiros. Segundo os entrevistados, elas trariam mais honestidade na política (74%), mais compromisso com eleitores (74%), mais capacidade administrativa (74%), mais competência na política (75%) e maior autoridade no no desempenho público (69%)." Fonte: http://www.maismulheresnopoderbrasil.com.br/pdf/Legislativo/Mulheres_na_Politica_Pesquisa_Ibope_Instituto_Patricia_Galvao_Cultura_Data.pdf

E você? O que acha da política de cotas para mulheres?


Nenhum comentário:

Postar um comentário