Mes@ de Mulher

Mes@ de Mulher

segunda-feira, 11 de abril de 2011

HYPATIA - A PRIMEIRA GRANDE FILÓSOFA




Quando um amigo meu me recomendou o filme Ágora que retrata a história de Hypatia, a primeira grande filósofa da humanidade, confesso que fiquei ansiosíssima para saber mais sobre este personagem da História Antiga.

Fui pesquisar a História de Hypatia...Escolhi a Wikipedia. Mas no Google existem centenas de sites.

O que achei de interessante:
  • Carl Sagan, em "Cosmos"
"Hipátia distinguiu-se na matemática, na astronomia, na física e foi ainda responsável pela escola de filosofia neoplatônica - uma extraordinária diversificação de atividades para qualquer pessoa daquela época. Nasceu em Alexandria em 370. Numa época em que as mulheres tinham poucas oportunidades e eram tratadas como objetos, Hipátia moveu-se livremente e sem problemas nos domínios que pertenciam tradicionalmente aos homens. Segundo todos os testemunhos, era de grande beleza. Tinha muitos pretendentes mas rejeitou todas as propostas de casamento. A Alexandria do tempo de Hipátia - então desde há muito sob o domínio romano - era uma cidade onde se vivia sob grande pressão. A escravidão tinha retirado à civilização clássica a sua vitalidade, a Igreja Cristã consolidava-se e tentava dominar a influência e a cultura pagãs."
  • Hesíquio, o hebreu, aluno de Hipátia:
"Vestida com o manto dos filósofos, abrindo caminho no meio da cidade, explicava publicamente os escritos de Platão e de Aristóteles, ou de qualquer filósofo a todos os que quisessem ouvi-la… Os magistrados costumavam consultá-la em primeiro lugar para administração dos assuntos da cidade".
  • Trecho de uma carta de Senésio de Cirene , aluno de Hipátia:
"Meu coração deseja a presença de vosso divino espírito que mais do que tudo poderia adoçar minha amarga sorte. Oh minha mãe, minha irmã, mestre e benfeitora minha! Minha alma está triste. Mata-me a lembrança de meus filhos perdidos… Quando receber notícias tuas e souber, como espero, que estás mais feliz do que eu, aliviar-se-ão pelo menos a metade de minhas dores". Fonte: Wikipedia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hip%C3%A1tia#Cita.C3.A7.C3.B5es_sobre_Hip.C3.A1tia
Aqui, uma crítica do filme...
Tão logo termine de assistir, escreverei sobre o filme.








Nenhum comentário:

Postar um comentário