Mes@ de Mulher

Mes@ de Mulher

terça-feira, 28 de junho de 2011

Wangari Muta Maathai

Wangari Muta Maathai

Idealizadora do Movimento Cinturão Verde

Prêmio Nobel da Paz de 2004, Wangari Maathai foi a idealizadora do Movimento Cinturão Verde. A árvore é um símbolo da Paz na África. Em algumas comunidades existe ainda uma antiga tradição. Quando há um conflito, a pessoa mais velha do local planta uma árvore entre as duas tribos. Este cerimonial indica o início da reconciliação entre as partes. Essa herança cultural - de natureza ecologica e pacifista - que foi fonte de inspiração para Wangari Maathai iniciar, no Quênia, o Movimento Cinturão Verde.
Esta história começou quando Wangri era professora de anatonia animal da Universidade de Nairobe e não deixava de pensar nas árvores do seu país que estavam sendo substituídas por lavouras, tal qual acontece agora com a Amazônia. A devastação das florestas do Quênia estavam reduzindo a biodiversidade e os mananciais de água da região.
Wangari começou uma campanha de esclarecimento com mulheres de que árvores deveriam ser plantadas...Aos poucos, as mulheres foram percebendo que plantar árvores gerava renda,alimentos, madeira e aumentavam os mananciais de água da região. Resultado: ao longo de 3 décadas as mulheres do Quênia plantaram cerca de 30 milhões de árvores.
As mulheres perceberam que " para atender as suas necessidades básicas, era preciso um meio ambiente saudável e bem manejado" (Wangari).
A sua militância pacífica foi reconhecida mundialmente e em 2004 recebeu o Prêmio Nobel da Paz.
" A família humana, tem que enfrentar um fato muito grave: o meio ambiente é fundamental para alcançar a paz. Quando ele está degradado, as pessoas sofrem, pois não tem os recursos necessários para sobreviver. É preciso compartilhar os recursos necessários para sobreviver. É preciso compartilhar os recursos naturais de forma equitativa para reverter a distribuição injusta de recursos que atualmente existe no mundo." (Wangari).

Nenhum comentário:

Postar um comentário