Mes@ de Mulher

Mes@ de Mulher

quinta-feira, 1 de março de 2012

Olhando um Rio da Janela... "O Nome da Cidade"...


Morando do outro lado do Rio, atravessando a ponte por sobre a Baia, mesmo após as duas horas de engarrafamento, a Cidade do Rio sempre me surpreende...
Sempre foi assim, desde menina, este encantamento pela cidade. 
No retorno para casa, após um dia de trabalho...Às vezes me permito dispensar o metrô, pegar um ônibus que passe pela maior parte da cidade...Passar pelos sobrados de algumas ruas do Centro, pelos Arcos da Lapa...Ou simplesmente descer na Carioca, vindo de metrô...E andar pelas ruas...passar pela Cinelândia, assistir a um discurso do Chico...E, às vezes, caminhar até a Praça XV e pegar as Barcas...passando pela Baia da Guanabara e olhar mais uma vez para àquela Cidade...Maravilhosa!!!
......"Onde será que isso começa
A correnteza sem paragem
O viajar de uma viagem
A outra viagem que não cessa

Cheguei ao nome da cidade
Não à cidade mesma, espessa
Rio, que não é rio: imagens
Essa cidade me atravessa

Ôoooooo ê boi, ê bus!

Será que tudo me interessa?
Cada coisa é demais e tantas
Quais eram as minhas esperanças?
O que é ameaça e o que é promessa?

Ruas voando sobre ruas
Letrais demais, tudo mentindo
O Redentor, que horror! Que lindo!
Meninos maus, mulheres nuas

Ôoooooo ê boi, ê bus!

A gente chega sem chegar
Não há miragem, é só o fio
Será que pra meu próprio rio
Este rio é mais mar que o mar?

Ôoooooo ê boi, ê bus!
Sertão, sertão! Ê mar!!!
Caetanos Veloso






Nenhum comentário:

Postar um comentário