Mes@ de Mulher

Mes@ de Mulher

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Omelete e Mangas...


Fazendo um almoço rápido...pensei em um omelete....Ontem comprei bertalha...uma verdura"prima-irmã" do espinafre...Então Vamos ao Omelete:
2 ovos
6 folhas de bertalha ou espinafre lavadas
1 raminho de salsinha
2 fatias de queijo prato
1 colher de sopa de queijo parmesão
2 pedaços de Kanii kama
Algumas rodelas de cebola picadinha
Pimenta do reino branca moída à gosto
Sal a gosto
Orégano a gosto
Preparando...Bata os ovos bem batidos...Despeje em uma frigideira de tampa, com azeite (1 colher de sopa) já aquecida, de forma que ele fique redondo...feito uma panqueca...corte o raminho salsinha e as folhas da bertalha bem picadinha, em tirinhas...jogue por cima da omelete...depois jogue o kami, cortado bem fininho...arrumando...o queijo parmesão, a cebola e, por último, as fatias de queijo...jogue por cima o orégano...Tampe a frigideira e abaixe o fogo...depois que estiver frito do lado de baixo...dobre-a ao meio e aperte com um cortador de bolo (aquele que é triangular...ou mesmo um garfo grande...vire e tampe novamente...deixe por uns minutos e retire da frigideira com o cortador de bolo...
Sirva com molho catchup...ou outro de sua preferência...

Mangas...Depois que terminei de almoçar...eis que duas mangas me esperavam na geladeira...colhidas do pé...Adoro manga...desde a infância...ela me lembra a minha cidade natal...embaixo  deste caminho, da foto abaixo, tem uma rua...nesta rua, morava minha tia Marli e meus primos...tinha muito pé de manga aí...e a gente ficava esperando elas rolarem até a rua...as mangas mais gostosas que eu comi na minha vida...

Cozinhando e pensando nestas coisas...neste passado bom, de infância e início da adolescência...Essa lembrança boa que tenho da casa da minha tia Marli...dos meus primos...E do "Festival do Milho" da minha tia Marli...rrsrs...com papas, pamonha. milho cozido e assado no fogão a lenha... bolo de milho...tudo isso e muito mais ela fazia...mas isso é uma outra história...que conto depois...
Bjs e inté...espero que goste da omelete...simples, mas muito gostoso..,,e rápida...

sábado, 5 de janeiro de 2013

Eco Feminismo nas Redes - Cidades Sustentáveis - Amsterdã

Canais da Cidade de Amsterdã
Com um projeto que se iniciou em 2009, a capital da Holanda entrou no ciclo crescente das cidades que se propõem a tornar seus espaços em lugares melhores para se viver, com ambientes e uma vida mais saudável.para seus habitantes, mais sustentável e energeticamente eficiente.
O Projeto "Amsterdã Smart City durante o período de 2009 até os dias atuais estabeleceu diversas ações a fim de se tornar uma Cidade Sustentável. Essas ações foram divididas em quatro categorias: habitação, mobilidade urbana, trabalho e espaços públicos.
O projeto de Amsterdã, longe de se basear em um pensamento tradicional, vai de encontro a ideia de um processo holístico de produção e disseminação de conhecimento e informações.
Fonte: http://www.cidadessustentaveis.org.br/boas_praticas/exibir/197


                

Pão de Leite de Padaria feito no Liquidificador


Pão de Leite de Padaria feito no Liquidificador

Coloque no liquidificador:
250 ml de leite morno, se colocar quente estraga o pão, tem que ser uma temperatura que você coloque o dedo e não sinta nenhum desconforto (usei semidesnatado);
2 ovos;
2 colheres (sopa) de açúcar;
1/2 colher (sopa) de sal;
½ pacotinho de fermento biológico seco granulado;
40ml de óleo de soja;
1 colher rasa (sopa) de margarina.

Bata só para misturar, despeje em uma vasilha grande e vá acrescentando farinha até desgrudar das mãos (cerca de 600 a 700g). Faça os pães no formato que quiser, coloque em assadeira, cubra com um pano de prato umedecido (para não ressecar o pão) e mantenha em local abafado até dobrar de volume.
O forno NÃO deve estar aquecido, ligue-o somente quando for colocar os pães para assar (temperatura 200º), até dourar a superfície.

Dica: para o pão crescer bem, ligar o forno em temperatura máxima por 20 segundos, desligar e colocar a assadeira coberta com o pano de prato úmido dentro dele..isso a cada 15 minutos. Os pães crescerão em menos de 1 hora.