Mes@ de Mulher

Mes@ de Mulher

domingo, 3 de julho de 2011

Cartas de Helena Roerich - 1 de Março de 1929



A grande época que se aproxima está intimamente ligada à influência da mulher. Como nos melhores dias da humanidade, a época futura oferecerá novamente à mulher seu legítimo lugar, ao lado do seu eterno companheiro, o homem. Deveis lembrar que a grandeza do universo é construída partindo de uma dupla origem. Como, portanto, desprezar, desprezar um de seus elementos?
Todas as misérias atuais e porvindouras, (...) são, na maior parte o resultado da submissão e humilhação da mulher. O assustador declínio da moralidade, as doenças e degenerência de certas nações são, igualmente, o resultado da dependência servil da mulher. Esta é privada do maior privilégio humano: a participação plena no pensamento criador e no trabalho construtivo. É também privada nos direitos iguais ao homem. Não se lhe permite que ela seja capaz de estabelecer a vida social e governamental. Muito embora, pela lei do universo, seja parte integrante dela. Uma escrava feminina não pode dar ao mundo senão escravos. O provérbio "tal mãe, tal filho" tem fundamento cósmico e científico. Como os filhos se assemelham as respectivas mães e as filhas, aos pais, quão grande é a justiça cósmica! Humilhando a mulher, o homem humilha a si próprio! Isso explica a falta de espírito hoje em dia.
Se as duas origens tivessem sido equilibradas, será que existiriam os horrores e crimes que verificamos atualmente? É nas mãos da mulher que repousam a salvação da humanidade e de nosso planeta. A mulher deve conscientizar-se de sua importância, de sua grande missão de Mãe do Mundo.Ela deveria estar pronta para assumir a responsabilidade do destino da humanidade. A mãe, dispensadora da vida, tem todo o direito de dirigir o destino de seus filhos. A voz da mulher- mãe deveria ser ouvida pelos dirigentes da humanidade. É a mãe que sugere a seu filho os primeiros pensamentos conscientes, que dirige suas aspirações e faculdades e lhes desenvolve as necessárias faculdades. Mas a mãe que não tem cultura, pode apenas sugerir as experiências inferiores da natureza humana.
A mulher que busca o saber e a beleza e que tem consciência de sua grande responsabilidade elevará enormemente o nível geral de vida. Não haverá mais lugar para os vícios repugnantes que levam à degenerescência de todo o país.
Procurando educar-se, porém, a mulher não deve se esquecer de que todos os sistemas de educação são apenas meios para desenvolver um conhecimento e uma cultura superiores. A verdadeira cultura do pensamento é desenvolvida pelo cultivo do espírito e do coração.(...)
A mulher ocidental despertou e tem consciência de seus poderes. São evidentes as suas contribuições culturais. A maioria das mulheres ocidentais, no entanto - como todos os principiantes - começa por imitar, embora a verdadeira beleza e verdadeira harmonia sejam encontradas em sua expressão pessoal e original. Será que gostaríamos de ver o homem perder a sua beleza e virilidade? Ele, certamente, não deseja ver a mulher imitar os seus hábitos, competir com seus vícios. A imitação começa sempre com o que é mais fácil. Mas esperamos que essa primeira etapa seja logo vencida e que a mulher se aprofunde mais no conhecimento da natureza maternal e encontre maneira própria de se expressar pessoalmente. (...)
Juntemos as mais belas e heroicas imagens de todos os tempos e de todos os países, e, com imaginação criadora, apliquemos seus efeitos à nossa vida, levando em consideração as particularidades de nossa época. Somente tal imitação poderá oferecer bases para um progresso suplementar. (...)
A Mulher deve defender não apenas seus próprios direitos, mas também o direito do livre-pensamento para toda a humanidade. Pelo desenvolvimento do pensamento é que nossas possibilidades se expandirão. Com os mais puros e amplos pensamentos foi dito: " o reino não é composto de reis ou de súditos, mas é criados pelas idéias..." Criemos nossas cidades, nosso país, nosso planeta! Mas que tais pensamentos sejam oriundos do coração (...) O coração manifesta na vida todas as suas aspirações (...)
Tendes escutado vosso coração? Bate ele de acordo com o ritmo do coração perfeito que vos engloba, por inteiro?
Terminarei com as palavras referentes ao coração: que a mulher reconheça que esse grande símbolo pode transfigurar a vida inteira. Que se esforce por transmutar a vida espiritual da humanidade!
Que a mãe, dispensadora da vida, protetora da vida, se torne igualmente a Mãe, a cabeça, aquela que tudo dá e tudo recebe.

Fonte: “AS GRANDES INICIADAS”, Hélène Bernard, 1987

Nenhum comentário:

Postar um comentário